Janela de alumínio com corte térmico o que é?

janela de alumínio com corte térmico

Está a construir a sua casa ou em remodelações? Então certamente, está farto de ouvir falar em janela de alumínio com corte térmico!

Neste artigo vamos mostrar-lhe o que é a janela com corte térmico e quais as suas vantagens face a uma janela de alumínio “normal”.

O Alumínio

O alumínio é um metal que prima pela sua resistência, leveza, durabilidade e manutenção reduzida. Estas características tornam o alumínio no material perfeito para construção de portas e janelas.

No entanto, como tudo, o alumínio não é perfeito. O alumínio é um optimo condutor térmico, desta forma o alumínio proporciona uma fácil transmissão de calor entre ambientes, enviando calor para a rua nos meses de inverno e trazendo calor para casa no verão.

Para tentar colmatar esta situação, os fabricantes de sistemas de caixilharia de alumínio, tentaram encontrar soluções que melhorassem a sua matéria prima em termos de isolamento térmico.

Para isso desenvolveram um sistema, que se passou a designar corte térmico ou ruptura térmica.

Primeiros Sistemas de Janela de alumínio com corte térmico

Inicialmente os fabricantes, começaram por cortar os perfis em duas partes, juntando-os novamente com um polímero “Poliuretano” entre as partes para criar o corte térmico.

Apesar do poliuretano ser um material muito útil e durável, não tem a mesma resistência do alumínio, desta forma apenas permitia uma barreira muito fina de poliuretano, não melhorando significantemente o desempenho térmico da janela de alumínio com corte térmico. Estes problemas fizeram com que os fabricantes continuassem na procura de melhores soluções.

janela de alumínio com corte térmico

Janela de alumínio com corte térmico actualmente

A continua investigação, levou-nos ao sistema de corte-térmico utilizado hoje em dia pela maioria dos fabricantes, senão por todos.

Este sistema consiste na fabricação do perfil em duas secções, projectadas para encaixar perfeitamente na ruptura térmica.

O material utilizado para a ruptura térmica é agora uma poliamida de alta resistência que tem propriedades de resistência e expansão muito semelhantes ao alumínio.

A ruptura térmica da poliamida é agora unida mecanicamente às  2 secções do perfil, permitindo desta forma manter a rigidez do perfil.

Com este método, a largura da ruptura térmica, pode agora ser muito maior, o que significa que o desempenho térmico se torna muito melhor.

Este método facilita ainda na criação de perfis bi-colores (com cores diferentes no interior e exterior da janela), uma vez que o perfil é composto por 2 secções estas podem ser lacadas ou anodizadas separadamente.

janela de alumínio com corte térmico

Conclusão

Concluindo, a janela de alumínio com corte térmico usa corte térmico para melhorar o seu isolamento e a eficiência energética.

O corte térmico conduz até 1000 vezes menos calor do que o alumínio, por isso proporciona uma tremenda redução na perda de calor e aumenta o desempenho térmico da janelas.

Não sendo um objetivo inicial, chegou-se à conclusão que o corte térmico numa janela, também proporciona melhorias em termos de isolamento acústico, uma vez que amortece as vibrações entre o quadro externo e interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *