Alumínio ou PVC

Alumínio ou PVC

Alumínio ou PVC

Alumínio ou PVC

Nos últimos anos o nosso pais tem assistido a um enorme crescimento da indústria de janelas de PVC. Face a este fator, um mercado que era claramente dominado pelo alumínio passou a ter um novo concorrente, o PVC.Hoje em dia, grande parte dos clientes que chegam até nós, visto sermos instaladores de janelas de alumínio e de janelas de PVC, começam por nos perguntar: “O que é melhor? Alumínio ou PVC?”. Nós, por acharmos que a escolha das janelas é uma decisão importante, visto ser uma decisão para a vida, e por trabalharmos com ambos os materiais, decidimos criar este artigo no sentido de tentar ajudar nesta difícil escolha. Voltando à questão “O que é melhor? Alumínio ou PVC?”, temos uma opinião simples e clara, nenhum é melhor, ambos têm vantagens e desvantagens.

Desempenho Térmico

O cloreto de polivinil, principal constituinte do PVC tem um menor coeficiente de transmissão térmica que o alumínio, como tal uma janela de PVC apresenta à partida clara vantagem sobre as janelas de alumínio simples. No entanto quando comparadas com janelas de alumínio com ruptura térmica essa diferença deixa de ser significativa.

Alumínio ou PVC

Desempenho Acústico

Em termos de desempenho acústico não se nota uma diferença significativa entre a janela de alumínio e a janela de PVC, o mais importante neste ponto é a espessura do caixilho.

Alumínio ou PVC

Segurança

Ambos os sistemas oferecem elevados níveis de segurança contra a intrusão. Relativamente à segurança contra incêndios, as janelas de alumínio são muito mais resistentes ao fogo do que as janelas de PVC, sendo, provavelmente um dos pontos mais fracos das janelas de PVC.

Alumínio ou PVC

Durabilidade

As janelas em PVC têm menor durabilidade do que as janelas de alumínio, principalmente em zonas onde existe grande amplitude térmica. O PVC é composto por uma estrutura de elementos orgânicos que tende em quebrar quando exposta a grande amplitude térmica. O grau de dilatação do PVC é cerca de 2,5 vezes maior que o do alumínio. Por seu lado o alumínio, quando lacado, e em cores mais escuras, tende em perder o brilho ao fim de alguns anos. Já as janelas em alumínio anodizado podem permanecer em perfeito estado durante décadas. O alumínio também se revela mais sensível em ambientes mais úmidos, uma vez que pode sofrer de corrosão. Ambos os materiais requerem pouca manutenção.

Alumínio ou PVC

Estética

No aspecto estético, ambos os sistemas oferecem uma panóplia interminável no que diz respeito ás cores e acabamentos. Por seu lado as janelas de alumínio permitem a execução de vãos de maiores dimensões e aplicação de perfis minimalistas, muito presentes na arquitetura contemporânea.

Alumínio ou PVC

Conclusão

Como dito inicialmente ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens, sendo que a melhor escolha deverá ser tomada com base na localização, tipo de projeto, finalidade e acabamento.